Mesmo com todos os problemas que estão cercando a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, deste ano, tudo indica que a prova não será cancelada para a grande maioria das pessoas. Mas uma grande parte dos alunos que deverão fazer a prova no próximo sábado e domingo ainda não sabem nem onde deverão comparecer para fazer as provas.

plantao-do-inep-tira-duvidas-dos-participantes-do-enem

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, mais de 20% dos candidatos ainda não tinham acessado o sistema do ENEM para conferir o se cartão de inscrição, e consequentemente não sabem onde deverão comparecer para realização das provas.

Levando em consideração que esta edição do Exame Nacional do Ensino Médio ganhou um total de inscrição de 8,6 milhões de pessoas, cerca de 1,8 pessoas ainda não tinham acessado o sistema para conseguir ver os locais das prova. Aqueles que ainda não acessaram o cartão poderão fazer o mesmo através da Página do Participante.

Vale lembrar também que os alunos não precisam levar o cartão de inscrição impresso no momento da prova. Anteriormente as pessoas que se inscreviam no ENEM recebiam o cartão através dos correios, mas agora as informações estão disponíveis apenas online, e servem basicamente para consulta e orientação.

Abertas inscrições para o Enem 2016 2

A quantidade de pessoas que ainda não acessaram o seu cartão de informações do ENEM pode ser um indicativo do que pode ser esperado em termos de abstenções para a prova deste ano, uma vez que os índices costumam ficar acima dos 20%. É importante lembrar que os alunos que não pagaram pela inscrição e que não comparecem na prova acabam perdendo o benefício da gratuidade para as próximas provas.

O ENEM 2016 acontece no próximo final de semana, nos dias 5 e 6 de novembro.