As dificuldades e a falta de interesse que muitos estudantes de nível fundamental e médio têm em relação a leitura de livros parece ser explicada pelo baixo investimento das instituições de ensino em políticas de incentivo. Uma pesquisa feita recentemente pelo Censo Escolar 2013 revela que menos de 13% de todas as escolas da rede pública do estado de SP possuem bibliotecas ativas.

biblioteca

De acordo com o censo, o número é ainda mais preocupante no estado de São Paulo quando a análise foca apenas nas escolas de educação infantil, com apenas 9,9% das escolas com espaço de incentivo à leitura.

Já em termos de Brasil, 28,9% das escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais, oferece uma biblioteca equipada para os seus alunos.

Lei

biblioteca 2 (1)

Apesar dos números preocupantes, as escolas brasileiras públicas precisam cumprir uma lei federal que foi assinada em 2010 que obriga todas as instituições de ensino a oferecer uma biblioteca para os seus estudantes.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo se defende, alegando que existe um esforço para melhorar a estrutura das escolas. Também argumenta que a oferta de leitura não pode ser limitada apenas pela estrutura de biblioteca e que muitas escolas mantêm outros projetos no setor.