Parece que os países que se comprometeram com as metas de educação estabelecidas pela Unesco não conseguiram fazer a sua própria lição de casa. De acordo com as informações que foram divulgadas pela entidade, 1/3 das nações conseguiram cumprir o total de seis metas que foram estabelecidas em Dacar.

Menos da metade dos países conseguem atingir metas de educação da Unesco

Uma das principais metas estabelecidas, que era a de promover o acesso universal à educação primária, foi alcançado por somente metade dos governos que se comprometeram com a causa.

Um outro dado preocupante para a Unesco é a quantidade de recursos que os governos estão investindo na educação. A meta estabelecida foi de alocar entre 4% e 6% do PIB anual somente para programas educacionais, o que também não foi cumprido pela grande maioria dos países.

A boa notícia destacada pela Unesco é que a média dos países conseguiram reduzir pela metade as crianças fora da escola nos últimos 15 anos. O problema é que neste tempo houve uma inclusão de 34 milhões de novas crianças. De acordo com o levantamento mais atual que a Unesco possui nesta área, pelo menos 58 milhões de crianças estão fora das escolas, e outras 100 milhões não conseguem terminar a educação pública.

Dados no Brasil

Menos da metade dos países conseguem atingir metas de educação da Unesco 2

O relatório relativo ao desempenho do Brasil no setor da educação nos últimos 15 anos mostra que houve avanços consideráveis no sistema, mas também aponta que a nação conseguiu atingir apenas duas das seis metas estabelecidas para o período.

Nesta última década e meia o país conseguiu universalizar o acesso à educação primária, que corresponde a primeira metade do ensino fundamental, e também conseguiu alcançar a paridade e a igualdade de gênero na educação, ou seja, a mesma quantidade de meninos e meninas nas escolas.