A educação no Brasil tem passado por momentos de extrema turbulência. Enfrentando dificuldades com relação aos meios de aprendizado aplicados, muitas escolas acabam ficando abaixo da média em rankings e avaliações do Ministério da Educação (MEC), mostrando a fraqueza das unidades escolares do país. Neste ano, porém, algumas escolas melhoraram seus resultados, trabalhando com alcance de metas e melhorias na estrutura educacional.

Entre diferentes projetos pedagógicos, grades multidisciplinares, melhorias em infraestrutura e modernização, algumas escolas conseguiram destaque nos índices de desenvolvimento nacionais. Entre elas, a EMEF Sylvio Romero, localizada no bairro Osvaldo Cruz, em São Caetano, foi a escola com melhor desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), abordando um estilo diferente na escola: O ensino integral.

O que é o IDEB?

Melhor escola do Ideb pratica ensino integralO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ou IDEB) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no ano de 2007, representando o primeiro projeto que analisa o fluxo escolar e as médias de desempenho em avaliações para classificar o ensino escolar. Contando com os dados obtidos no Censo Escolar, relacionados ao índice de aprovação escolar, e as médias de desempenho nas avaliações aplicadas pelo INEP (Saeb e Prova Brasil), ele traz a classificação das melhores escolas em desempenho educacional.

A primeira colocada do ranking, a EMEF Sylvio Romero, trabalha com ensino integral e currículos multidisciplinares para garantir o bom rendimento escolar. A unidade alcançou a nota 8 no índice, superando as médias municipal (6,6), estadual (5,7) e nacional (5,2), além das metas para 2013 e 2021. O projeto pedagógico diversificado é a resposta para o bom desenvolvimento: A escola investe na criatividade, diversidade e no amplo conhecimento sobre diversas áreas de ensino.

Grade curricular

Melhor escola do Ideb EMEF Sylvio Romero

A partir do sistema de ensino integral, a grade curricular se estende em aulas durante os períodos matutino e vespertino. De manhã, o aluno pode contar com as aulas regulares, integradas na grade curricular padrão do ensino escolar (como língua portuguesa, matemática, história, geografia, entre outras). No período da tarde, os alunos podem contar com oficinas diversificadas, que buscam despertar o interesse em áreas variadas. Entre as oficinas aplicadas, aulas de italiano, robótica, leitura e redação, artes cênicas, música e esportes são as básicas. A escolha dos temas oferecidos nas oficinas é feita democraticamente, através de assembleias ministradas com a direção. Para o aluno, é importante obter resultados satisfatórios em todas as disciplinas.