O Ministério da Educação confirmou que vai oferecer uma série de oportunidades de cursos para docentes que tenham algum tipo de problema na sua formação. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, serão 105 mil vagas em cursos de graduação presenciais e também na modalidade à distância.

MEC vai oferecer cursos para professor com falha na formação

As vagas foram criadas a partir de uma estratégia que tem como principal objetivo contornar uma série de problemas que forma identificados durante o Censo Escolar da Educação Básica 2015. Neste levantamento, foram identificados 200 mil professores necessitando de formação complementar e que já estão atuando dentro das salas de aula mesmo não tendo concluído os estudos necessários.

Os professores com algum tipo de problema na sua formação representam 38,7% do total de docentes que atualmente estão ensinando na educação básica da rede pública de ensino. As principais áreas de déficits dos professores são em física, matemática e química.

Vagas

MEC vai oferecer cursos para professor com falha na formação 2

As vagas nos cursos são destinadas apenas aos professores que atualmente ensinam na rede pública de ensino. Os cursos serão oferecidos na modalidade de formação complementar, com inscrições sendo abertas a partir do dia 5 de abril. Do total de oportunidades que serão disponibilizadas, 20 mil serão oferecidas em universidades federais e outras 4 mil em institutos federais de ensino superior.