O Ministério da Educação anunciou algumas iniciativas importantes para marcar os 60 anos das primeiras iniciativas públicas feitas no campo da alimentação escolar. Juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, foi lançado esta semana um concurso que pretende reconhecer e premiar as melhores receitas de merenda escolar do Brasil.

MEC vai lançar concurso com melhores receitas de merendas escolares

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, as escolas interessadas em participar deverão fazer a sua inscrição a partir da próxima sexta-feira, dia 11, com data final para o dia 25 de outubro.

Para garantir a versatilidade das receitas e das regiões, o MEC afirmou que vai selecionar um prato de cada região do Brasil. Os vencedores vão ganhar um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil, além de uma viagem internacional e um conjunto de manipuladores de alimentos.

Além disso, as pessoas que fazem parte da rotina do desenvolvimento das receitas de merendas escolares poderão também participar de cursos de boas práticas na alimentação. “O objetivo do concurso é valorizar o papel das merendeiras na promoção da alimentação saudável e reforçar a importância da educação alimentar e nutricional”, afirma o presidente do FNDE, Idilvan Alencar.

Quem pode participar

MEC vai lançar concurso com melhores receitas de merendas escolares 3

Poderão participar do concurso aquelas escolas que conseguiram atingir uma pontuação mínima em relação aos critérios relevantes na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Além disso, também é obrigatório que a escola tenha nutricionista, responsável técnico cadastrado no FNDE. Outro requisito é provar que a cozinha utiliza 30% de ingredientes oriundos da agricultura familiar.