O Pronatec surgiu com uma grande expectativa, especialmente depois do sucesso de outros projetos do governo federal na área da educação, como o Prouni. Mas o balanço do Ministério da Educação ainda não e favorável e o governo admite que encontra dificuldades de manter os estudantes nos cursos técnicos oferecidos gratuitamente.

pronatec-evasao-2014

O Ministério admitiu neste final de semana que planeja uma série de ações visando aumentar o índice de conclusão dos cursos técnicos. A declaração foi feita depois de uma matéria do jornal Folha de S. Paulo no último domingo, dia 1º, que mostrou que cerca de 1 milhão de alunos desistiram ou foram reprovados dos cursos do Pronatec. A taxa de evasão estaria em 13%, número considerado alto.

O MEC afirma que vai promover uma série de análise nos dados levantados e nas avaliações feitas dos cursos e dos estudantes que conseguem as vagas no Pronatec. Além disso, a ideia é começar a fazer avaliações presenciais diretamente nas instituições que oferecem os cursos para entender quais são os motivos que levam a desistências dos alunos.

Números

curso-tecnico-pronatec

Atualmente o Programa de Ensino Técnico do Governo, o Pronatec, conta com 6,9 milhões de estudantes matriculados, sendo que destes pelo menos 897 mil ainda não conseguiram concluir seus cursos. Já com relação aos reprovados a taxa é de 7,5% entre matriculados nos cursos de formação inicial e continuada e 2,5% em cursos técnicos.

Abandono

De acordo com o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, esta alta taxa de abandono dos cursos do Ppronatec já era esperada por causa do perfil das pessoas do programa, um público mais velho dos os estudantes do Prouni, por exemplo, e também com um maior índice de pessoas vindo dos programas sociais.