Nesta terça-feira, dia 26, o Ministério da Educação publicou uma portaria no Diário Oficial regulamentando a exigência de uma nota no Exame Nacional Ensino Médio (Enem) para os alunos conseguirem uma bolsa de financiamento pelo Fies. Até mesmo os professores de escolas públicas terão que participar da prova nacional para pleitearem o financiamento.

MEC publica portaria confirmando obrigação do Enem para o Fies 2

De acordo com as informações que constam na portaria, esta nova regra passa a valer, de forma definitiva, a partir de janeiro de 2016, quando o MEC vai liberar o sistema para que os alunos solicitem os financiamentos. A medida também atinge os alunos que se formarem até o ano de 2010, que terão que realizar o Enem para conseguir o financiamento.

Portanto, vale a regra que já havia sido definida este ano. Para que um estudante consiga solicitar o financiamento do governo ele terá que ter realizado o Enem e ter obtido, pelo menos, 450 pontos, além de não zerar a prova de redação.

MEC publica portaria confirmando obrigação do Enem para o Fies

Como a exigência vai valar para o início de 2016, os estudantes que pretendem tentar um financiamento devem e inscrever no ENEM deste ano, caso contrário não será liberado o sistema, uma vez que os alunos terão que indicar o número da sua inscrição no ENEM durante o processo de cadastro.