O Ministério da Educação confirmou nesta terça-feira, dia 02 de fevereiro, que vai liberar R$ 111,5 milhões para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo deste dinheiro será permitir que a instituição consiga fazer o financiamento de bolsas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

MEC libera verba para o Senai financiar bolsas do Pronatec

Este repasse financeiro foi confirmado através da publicação de uma portaria do Diário Oficial da União. O Pronatec é um dos programas do governo que permite com que as pessoas possam se qualificar para acesso ao mercado, sendo que este programa é destinado ao ensino técnico e acabou se tornando uma das grandes bandeiras do atual governo durante a disputa pela reeleição em 2014.

O Senai é uma das importantes instituições parceiras do governo para que ele possa oferecer as vagas do Pronatec. Durante o ano de 2015 o programa acabou sofrendo com cortes e falta de repasse financeiro, devido à crise financeira do governo federal. O Senai e outras instituições reclamaram nos atrasos dos repasses, e muitos professores acabaram tendo o seu salário atrasado.

MEC libera verba para o Senai financiar bolsas do Pronatec 2

De acordo com os dados divulgados pelo governo, o Pronatec já alcançou um total de 8 milhões de matrículas.