O Ministério da Educação informou que vai divulgar ainda esta semana o resultado preliminar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 por escola. A previsão é de que o resultado seja disponibilizado na página do MEC ainda nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro.

MEC divulgará resultado preliminar do ENEM 2013 por escola esta semana

Os estudantes e o público em geral não poderão ter acesso a estas informações, uma vez que os resultados por escola serão liberados apenas para as instituições de ensino credenciadas. As escolas utilizam um sistema diferente dos utilizados pelo restante do público que participa do ENEM.

Após a divulgação destes dados para as escolas, as instituições de ensino poderão optar em divulgar ou não estas informações para a imprensa. O MEC também deve publicar algumas informações relacionadas as escolas que conseguiram melhores desempenhos ou então informações mais gerais divididas por região.

Os dirigentes de cada escola poderão ainda entrar com um recurso no Ministério da Educação caso encontre algum tipo de irregularidade nas informações de desempenho das instituições. O prazo será de dez dias corridos após a divulgação das informações preliminares. Depois que o MEC analisar e responder todos os recursos, o desempenho final e definitivo será divulgado.

MEC divulgará resultado preliminar do ENEM 2013 por escola esta semana 2

Apesar do ENEM ter se tornado uma importante ferramenta para o estudante conseguir uma das bolsas de estudo do Prouni ou então conseguir uma das vagas em universidade que adotaram o PROUNI como forma de processo seletivo, ele também é uma ferramenta importante para analisar o desempenho das escolas.

Muitas decisões relacionadas a política de distribuição de verbas para as instituições dependem basicamente destas notas. As instituições que participam desta avaliação são aquelas que tenham matriculado, no mínimo, dez concluintes do ensino médio regular seriado e 50% dos alunos participantes do ENEM.