O Ministério da Educação publicou esta semana, no Diário Oficial, uma lista com 68 cursos que estão proibidos de abrir novas vagas para o vestibular de 2016. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MEC, todos estes cursos tiveram média entre 1 e 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma prova com escala até 5 que avalia o desempenho de instituições de ensino superior.

MEC anuncia suspensão de vestibular de 68 cursos

Confira a lista completa dos cursos.

Dentre os cursos que tiveram seus processos seletivos suspensos estão química, pedagogia, engenharia, educação física, letras, música, arquitetura e urbanismo, história, ciências da computação e matemática de várias instituições. Segundo a lista, o estado que apresenta maior número de cursos fechados é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Bahia.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que outros 756 cursos tiraram notas insatisfatórias no CPC, com conceito inferior a 3. Mas os cursos que estão sendo fechados agora são aqueles que tiveram médias entre 1 2 nas avaliações entre 2011 e 2014.

Cursos deverão cumprir uma série de exigências

MEC anuncia suspensão de vestibular de 68 cursos 2

Os cursos não estão sendo fechados de forma definitiva. O Ministério da Educação poderá reavaliar a situação de cada um, mas para isso as instituições de ensino terão que atender a uma série de demandas e exigências repassadas pelo MEC. Por enquanto, eles não poderão matricular nenhum novo estudante.