programa
Estar atento às novas tecnologias é fundamental, e à acessibilidade também, pensando nisso três brasileiros de Alagoas criou o programa “Mãos que Falam” uma ferramenta digital que traduz tudo desde imagens, textos e arquivos de audio em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), a lingua foi criada para pessoas com doença auditiva e de fala e serve como forma de comunicação.

O objetivo dos jovens é fazer com que a tecnologia seja acessível a qualquer pessoa, porque segundo ele, existem muitos ,surdos ou pessoas de baixa escolaridade que não tem a facilidade de acessar ou baixar um aplicativo.

Como Funciona

O Software do programa é baixado no celular smartphones como um aplicativo, e nele ejxiste um personagem nomeado de Hugo, que traduz tudo o que há no celular para quem está lendo, desde imagens até mensagens de texto, já para a pessoa que recebe alguma mensagem do celular com o software instalado recebe normalmente tudo em português.Além disso, ele interpreta uma imagem que tenha um texto, basta fotografar a suposta imagem e o sistema le todo o conteúdo e o personagem traduz tudo em LIBRAS.

Sinais

O Aplicativo ainda está em fases de testes e poderá ser lançado a partir de Julho de 2013, mas por enquanto uma versão web está disponilizada para ser baixada por quem necessita do aplicativo.

A repercussão desta novidade foi tamanha que os jovens foram premiados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Esse programa mostra que é muito importante criarmos soluções para que todos sejam respeitados com suas particularidades.