Está marcado par ao dia 15 deste mês de fevereiro a abertura da primeira unidade de ensino bilíngue no Amazonas, que se chamará Escola Estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista, com prédio localizado na zona leste da capital Manaus.

Manaus terá primeira escola pública bilíngue 2

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Seduc), o projeto desta escola será um tanto quanto diferente, uma vez que ele vai oferecer uma série de atividades extras, para que os estudantes tenham opções diferenciadas de conteúdos durante o turno inverso das aulas. Mas o que realmente vai tornar diferente as aulas nesta escola é uma diretriz para que ela se torne uma instituição bilíngue para todos os estudantes.

O segundo idioma escolhido para ser trabalhado na escola é o Japonês, e o conteúdo será desenvolvido em parceria com a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku) e também com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para receber este novo projeto, a escola, cujo prédio é considerado tradicional para a cidade de um modo geral, passou por uma série de reformas, passando a contar com 25 salas de aula, salas de leitura, quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, auditório, biblioteca, sala de artes, laboratório de ciências, brinquedoteca, videoteca, laboratório de informática, refeitório, sala de jogos, gabinete odontológico, enfermaria, sala de descanso e academia. Todo o espaço escolar é adaptado para o atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Língua japonesa

Manaus terá primeira escola pública bilíngue

Para ajudar os alunos a aprender o japonês, a escola contará com um ambiente de mídias, com uma série de equipamentos que poderão ser utilizados pelos estudantes e também pelos professores. A sala também será toda tematizada para que os estudantes realmente consigam viver a cultura japonesa como um todo.