No que depender da quantidade de cursos e programas de especialização disponíveis no Brasil, os profissionais não poderão reclamar da falta de conhecimento de opções nas suas respectivas áreas. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente, existem mais de 41 mil cursos de especialização e também de MBA abertos no Brasil.

Mais de 41 mil cursos de especialização e MBA estão abertos no Brasil 2

O número leva em consideração tanto os programas que são oferecidas pelas instituições de nível superior privadas quanto também as federais. Com a grande quantidade de ofertas nesta área, o governo decidiu mudar as regras. Agora todos os cursos e as escolas que oferecem estes programas precisam fazer um cadastro, o que antes não era exigido.

A grande maioria dos cursos que são oferecidos nesta modalidade ainda são na modalidade presencial e convencional, no qual os estudantes precisam comparecer nas aulas normalmente. Mas também existe um crescimento na quantidade de cursos deste tipo que são oferecidos na modalidade de ensino à distância.

Concentração de cursos está em São Paulo

Mais de 41 mil cursos de especialização e MBA estão abertos no Brasil 3

A grande concentração de cursos nesta modalidade está no estado de São Paulo, com 7.803 programas cadastrados até o momento. Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro aparecem em segundo e terceiro lugares na quantidade de cursos ofertados.

De acordo com representantes do Ministério da Educação, existe uma preocupação crescente com a qualidade do ensino nestes cursos, uma vez que muitos deles já estão custando mais da metade de um curso de nível superior completo em instituições privadas.