A Universidade de São Paulo (USP), apesar de enfrentar uma série de problemas nos últimos meses, continua ainda sendo vista pelo mundo como uma das principais instituições de ensino. Em um ranking internacional que foi divulgado esta semana e que analisou 36 cursos, a USP aparece entre as 100 melhores em 29 programas de ensino superior diferentes.

Lista aponta USP entre as 100 melhores do mundo em 29 cursos diferentes

O ranking foi promovido e divulgado pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings. De acordo com as informações que constam no material que foi revelado, a USP conseguiu ter oito cursos entre as 50 melhores instituições de ensino no mundo todo.

Dentre os cursos que conseguiram se destacar estão os de história, matemática, química e comunicação e estudos de mídia. O curso da USP que ficou melhor colocado nesta lista foi odontologia, que apareceu como sendo o 12º melhor do planeta. Os outros cursos que conseguiram ficar entre os 50 melhores são: agricultura e silvicultura, ciências veterinárias, engenharia civil e estrutural, arquitetura, artes e design, filosofia e farmácia e farmacologia.

Outras instituições

Lista aponta USP entre as 100 melhores do mundo em 29 cursos diferentes 2

Outras instituições nacionais também apareceram no ranking. Uma delas foi a Unicamp, que conseguiu aparecer entre os 100 melhores do mundo em 16 cursos diferentes. Tamb´rm foram citadas na pesquisa: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com cinco cursos entre os 100 melhores, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), com três cursos, as federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), com dois, de Minas Gerais (UFMG) e de São Paulo (Unifesp), com um curso cada, e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), também com um curso.

Em nível global, a instituição que conseguiu colocar mais cursos como melhor do ranking foi a Massachusetts Institute of Technology (MIT, na sigla em inglês), com 11 medalhas de ouro, a grande maioria cursos de engenharia.