Os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio referente ao ano de 2016 já podem conferir as notas finais. As informações estão disponíveis através do site oficial do ENEM.  Os candidatos devem acessar a página do participante e fornecer o seu CPF e a senha que foi criada no momento do cadastro. As notas só podem ser conferidas individualmente.

Vale lembrar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acabou dando preferência para aqueles estudantes que fizeram o ENEM e que ou estavam no terceiro ano do ensino médio ou que já haviam concluído o curso. Os demais estudantes que participaram da prova terão a sua nota divulgada dentro de 60 dias.

A partir da divulgação da nota do ENEM os estudantes poderão participar dos projetos do governo federal que permitem o acesso dos estudantes às instituições de ensino. O mais aguardado dentre todos é o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, que oferece mais de 200 mil vagas de instituições públicas espalhadas pelo Brasil inteiro.

Os estudantes poderão se inscrever no SiSU a partir do dia 24 de janeiro, e as inscrições terminam no dia 27 do mesmo mês. As regras do programa seguem as mesmas, com os alunos escolhendo até duas opções de cursos diferentes, e estas opções poderão ser alteradas durante o prazo de inscrições.

Os estudantes poderão conferir atualizações diárias dos rankings e também das notas de corte de cada um dos cursos, o que permite com que ele altere sua opção para conseguir uma vaga que seja do seu interesse.

Além disso, os estudantes que participam do ENEM também podem conseguir uma bolsa no ProUni e também um contrato de financiamento pelo Fies.