A educação pode se utilizar de uma serie de ferramentas mais dinâmicas e interativas, a fim de propiciar que o desenvolvimento e a aprendizagem sejam mais interessantes e significativos para as crianças. Dessa forma, as diretrizes básicas da educação brasileira passam constantemente por uma serie de modificações que objetivam trazer uma forma mais lúdica e divertida para as aulas em sala.

Esse tipo de elemento consegue ampliar a capacidade cognitiva do estudante, ao mesmo tempo em que lida com sua imaginação e criatividade, propiciando que o ensino seja muito mais completo e diversificado, se baseando na ideia de interdisciplinaridade e conhecimento adquirido de forma conjunta e participativa. Assim, não é de hoje que as escolas brasileiras se utilizam de jogos de raciocínio lógico e estratégia, além do que a música já é considerada pela Lei 9.394, que é responsável pelo estabelecimento das diretrizes que guiam o processo e as bases do sistema educacional brasileiro, como um tipo de conteúdo obrigatório à grade de componentes curriculares.

Lei obriga escolas a exibirem filmes brasileiros

Além da música outros conteúdos são estabelecidos em lei como obrigatórios, tais como o ensino da arte, principalmente na valorização de suas expressões e peculiaridades regionais. Da mesma forma, o ensino da história deve englobar aspectos como a cultura afro-brasileira em todas as suas características e interferências para a construção do povo brasileiro.

A partir do dia 27 de junho, a presidente Dilma Rousseff e José Henrique Paim, ministro da Educação, assinou uma nova alteração na lei que agora passa a englobar dentro das obrigações do sistema de educação do país a exibição de filmes de produção nacional nas propostas pedagógicas vigentes dentro dos componentes curriculares complementares das nossas escolas. A lei define que esses filmes deverão ser utilizados como ferramenta para ensino e aprendizagem e exibidos pelo menos uma vez por mês com duração de no mínimo duas horas mensais.

Lei escolas a exibirem filmes brasileiros

Além de valorizar a produção de cinema nacional que se encontra em crescente ascensão e vem ganhando muita credibilidade do ponto de vista de qualidade fílmica e técnica, a medida é importante para agregar ainda mais interatividade e dinamismo nas atividades educacionais. Haja vista a grande crise e o abandono escolar que se tem como referência é indispensável que a escola se modernize e encontre alterativas para reter os alunos e favorecer um tipo de aprendizagem mais lúdica e ao mesmo mais perto da realidade tecnológica e cibercultural dos jovens e crianças do país.