A Justiça de São Paulo autorizou que a USP retome as atividades no Campus Leste. O local estava interditado desde janeiro deste ano, quando foi constatado a contaminação do solo onde estavam as instalações do campus. A liberação da justiça aconteceu nesta última terça-feira, dia 22.

Justiça libera o funcionamento da USP Leste

A decisão da justiça foi emitida com base em um relatório da Cetesb que chegou à conclusão que com base nas novas análises recolhidas, o risco para as pessoas que passarão a circular pelo local é apenas potencial. Além disso o relatório também aponta que a USP está fazendo a instalação de um sistema de extração do gás metano, que era justamente um dos problemas apontados na unidade.

Com esta decisão da justiça, os estudantes poderão voltar as aulas no Leste a partir do dia 04 de agosto, que é o dia que marca o retorno as aulas dos alunos da USP. Apesar do relatório oferecer esta possibilidade, a USP ainda não confirmou se realmente as aulas no local serão retomadas neste dia.

Medidas complementares

Justiça libera o funcionamento da USP Leste 2

Apesar da liberação, o relatório emitido também afirma que existe a necessidade de medidas complementares e uma maior investigação no solo onde foi erguido o campus para se certificar que não haverá maiores problemas para alunos, professores e funcionários.

O gás metano que foi detectado em excesso no solo do local foi gerado a partir do processo de drenagem do rio Tietê. No relatório emitido no início deste ano, que causou a suspensão de todas as atividades no local, existia a informação de que o risco de explosão era eminente por causa da alta concentração do gás.