É praticamente certo que qualquer pessoa que tenha acesso a um pouco de informação na atualidade já tenha esbarrado com alguma notícia sobre o conflito entre Israel e a Palestina, ou sobre Israel e o Hamas.

Portanto, vamos, neste artigo, colocar as coisas de modo um pouco mais claro, para que você saiba como está a situação atual do conflito entre Hamas e Israel, para entender e tomar partido, caso seja esse o seu desejo.

Israel

Considerado o vilão por muitas pessoas, mas também contando com a simpatia e com o apoio de algumas das nações mais importantes do mundo, como os Estados Unidos, por exemplo, Israel é uma nação encravada bem no meio de países de maioria muçulmana que lhe são hostis.

No momento atual, Israel atacou e esmagou militantes do Hamas na Faixa de Gaza no final de dezembro, dando início às animosidades mais recentes entre ambas as partes, e gerando as primeiras reclamações por parte da comunidade internacional.

ISrael

Atualmente, Israel simplesmente se coloca como uma nação que só irá aceitar discutir um plano de cessar-fogo se o Hamas parar de lançar foguetes contra o seu território, o que acaba por fazer com que vários ataques israelenses sejam feitos contra alvos civis na Faixa de Gaza.

Israel já deixou claro também que, caso inicie conversações com os palestinos, só irá tratar diretamente com a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e com líderes do Fatah, evitando tratar com os líderes radicais do Hamas.

Hamas

Hamas significa “zelo” ou “entusiasmo” e que tem como mensagem “Movimento de Resistência Islâmica”, sendo que se trata de uma organização palestina, com maioria sunita.

O Hamas é um partido político, além de ser também uma entidade filantrópica, mas seu braço armado é o que há de mais conhecido no mundo todo, especialmente por causa dos constantes conflitos contra Israel.

Hamas

Atualmente, o Hamas acusa Israel de ter cometido um verdadeiro genocídio, já que, segundo o grupo islâmico, o país judeu iniciou contra ela um ataque sem justificativas plausíveis.

O Hamas ataca Israel por meio de artilharia de foguetes e também por meio de ataques paramilitares, causando mortes e gerando os motivos pelos quais Israel costuma justificar seus ataques à Faixa de Gaza.

A situação atual

Atualmente, os conflitos na Faixa de Gaza estão muito intensos, sendo que as mortes, só de palestinos, já superou o número de mil pessoas, o que inclui crianças e mulheres, o que gerou grande comoção por parte da comunidade internacional, e também gerou criticas a atuação de Israel, que se justifica dizendo que o Hamas segue atacando seu território com foguetes.