O Ministério da Educação publicou uma autorização para que os institutos federais de educação comecem a distribuir bolsas de pesquisa para alunos, professores e pesquisadores de um modo geral. Estão inclusas nesta autorização também outros tipos de bolsas, como de desenvolvimento, inovação e intercâmbio.

Institutos Federais poderão começar a conceder bolsas de pesquisa

A autorização foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, dia 24 de novembro.

De acordo com as informações que constam nesta portaria, os candidatos serão selecionados a partir de critérios criados em cada uma das instituições de ensino. Mas para que a bolsa possa ser concedida o projeto terá que envolver a troca de experiência ou o conhecimento em ações de ensino, pesquisas aplicadas, extensões ou ainda inovações.

Institutos Federais poderão começar a conceder bolsas de pesquisa 2

Assim como acontece com as instituições de nível superior, que já contam com este tipo de incentivo para os alunos e professores que tenham interesse na pesquisa, as seleções que serão realizadas nos Institutos Federais poderão ser feitas somente a partir da divulgação de um edital ou de uma chamada pública.

Os valores das bolsas ainda serão definidos mas terão como referência os valores que já estão estabelecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).