A partir desta segunda-feira, dia 29, os estudantes podem começar a fazer sua inscrição para o Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec). De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, os interessados deverão acessar o site especial do programa, no endereço.

Inscrições para o Sisutec começam nesta segunda-feira

O processo seletivo foi criado para unificar todas as vagas em cursos técnicos dentro do Programa Nacional do Ensino Técnico, o Pronatec. Os interessados deverão se inscrever até o dia 03 de julho. Confira aqui o edital completo do processo seletivo.

De acordo com o cronograma no edital, o resultado da primeira chamada do processo seletivo será publicado no dia 07 de julho. Ainda está prevista uma segunda chamada no dia 14 de julho. Os cursos que fazem parte do Pronatec devem iniciar suas aulas entre os dias 03 e 31 de agosto.

Inscrições para o Sisutec começam nesta segunda-feira 2

Os estudantes que completaram o ensino médio em escola pública ou então os estudantes que completaram o ensino médio em escolas particulares, mas na condição de bolsistas, poderão ganhar a bolsa completa para os cursos técnicos oferecidos neste programa. É obrigatório que os alunos tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio, já que a nota é utilizada como classificação.

Existe parte destas vagas que também serão reservadas para os alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, sendo que estes acabam entrando no esquema de cotas. Além disso, também é importante que os alunos não estejam matriculados em nenhum outro curso de nível técnico ou superior.

O sistema funciona de uma forma muito parecida com o Sisu, onde os estudantes concorrem com suas notas e podem escolher entre três opções, que podem ser modificadas ao até o prazo final.