O Ministério da Educação confirmou a reabertura das inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, na próxima segunda-feira, dia 03 de agosto. Estas inscrições serão válidas para novos contratos a partir do segundo semestre de 2015. De acordo com as informações da pasta, as inscrições terminam no dia 6 do mesmo mês.

Inscrições para o Fies reabrem no dia 3 de agosto

Os interessados deverão acessar o site do Fies durante o prazo de inscrições. O Ministério da Educação afirma que não existe qualquer cobrança de taxa para inscrições no programa de financiamento e os alunos que não possuem acesso a internet nas suas casas poderão utilizar os computadores das instituições de ensino.

Novas regras e juros mais altos

Para se inscrever neste segundo semestre, os alunos já devem observar as novas regras que foram aprovadas este ano. Todos os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio e ter garantido nota de, pelo menos, 450 pontos. Além disso, os alunos também não devem ter zerado a nota da redação.

Além disso, a renda familiar per capita dos alunos que estão solicitando o Financiamento não deve ultrapassar 2,5 salários mínimos, o que dá R$ 1.970,00 por pessoa.

Inscrições para o Fies reabrem no dia 3 de agosto 2

Os alunos que conseguirem garantir o financiamento para o segundo semestre de 2015 já farão contrato com a nova taxa de juros, de 6,5% por ano. Os alunos que conseguiram o contrato até o primeiro semestre de 2015 seguem pagando juros de 3,4%. O prazo para pagamento da dívida a partir deste novo contrato será de três vezes a duração do curso.

Resultados

O Ministério da Educação afirma que os alunos pré-aprovados serão divulgados em uma lista pública no dia 10 de agosto. A partir desta data os estudantes deverão se dirigir até a sua instituição de ensino para garantir o financiamento. Os alunos que não forem chamados nesta primeira etapa poderão se inscrever em uma segunda lista, a partir também do ai 10.