O Ministério da Educação divulgou oficialmente nesta quinta-feira, dia 14 de maio, as informações referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio deste ano de 2015. Os estudantes já poderão fazer a sua inscrição a partir do dia 25 de maio. As provas acontecerão nos dias 24 de 25 de outubro.

Inscrições para o Enem 2015 começam no dia 25 de maio

As informações foram confirmadas em uma coletiva de imprensa que contou com a participação do Ministro da Educação, Janine Ribeiro. O evento adiantou alguns destaques do edital, que será publicado na íntegra na edição da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, do Diário Oficial da União.

Valor da inscrição

Um dos itens que acabou sofrendo alteração em relação à última edição do Enem foi a taxa de participação, apresentando um aumento significativo. Anteriormente a taxa de participação era de R$ 35,00, mas para a edição de 2015 o valor será de R$ 63,00.

Mas os alunos que estão no último ano do Ensino Médio nas escolas públicas ainda continuam isentos do pagamento da taxa. Além disso, outros casos onde os alunos poderão pedir a liberação do pagamento da taxa estarão indicados no Edital.

Inscrições para o Enem 2015 começam no dia 25 de maio 2

Uma informação importante para esta edição do Enem é a de que o MEC está tentando reduzir a quantidade de abstenções, que nos últimos anos se aproxima dos 30%. O aluno que tiver isenção no pagamento da inscrição e que não comparecer no dia da prova perderá o benefício em um próximo exame.

Cartão de inscrição

Outra mudança anunciada pelo MEC foi no cartão de inscrição, que anteriormente era enviado para os estudantes pelos correios e que trazia todos os dados e informações dos participantes das provas. Agora os alunos terão que consultar as informações diretamente no site do MEC. O aluno não vai precisar mais apresentar o cartão no dia da prova.