No dia 17 de janeiro de 2013 estarão abertas as inscrições para as mais de 144 mil  bolsas do Pro Uni (Programa Universidade para Todos). Serão oferecidas somente no primeiro semestre deste ano mais de 99.233 bolsas integrais e 45.416 parciais.

Serão disponibilizados 5 (cinco) dias para fazer as inscrições, ou seja, até o dia 21 de janeiro às 23h59 no site do Pro Uni, depois disso se encerrará.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo de concessão de bolsas, que disponibiliza cursos de graduação e formação específica para alunos carentes ao ensino superior. As universidades participantes são privadas e recebem isenção de tributos.

A Lei nº 11.096/2005 que define o ProUni foi criada em 2004 e ajudou a divulgar o Enem aos estudantes de baixa renda que não têm condição de pagar uma faculdade particular.

Os interessados concorrem a dois tipos de bolsas:

• Integral: para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo, por pessoa.
  • Parcial: para estudantes com renda familiar de três salários mínimos, por pessoa.

Para ter direito a bolsa do ProUni, o candidato precisa atingir a nota mínima no Enem e atender a uma das condições abaixo:

• Ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou parte dele em escola particular com bolsa integral;
  • Ter renda se até três salários mínimos, por pessoa;
  • Ser portador de deficiência física;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.