Pela segunda vez, as aulas do Programa Nacional do Ensino Técnico, o Pronatec, foram adiadas este ano. O Ministério da Educação havia afirmado que os estudantes iniciariam suas atividades a partir do próximo dia 17 de junho. Mas de acordo com as informações que foram divulgadas esta semana, o começo das aulas ficou para o dia 27 de julho.

Início das aulas do Pronatec é adiado pela segunda vez

O Pronatec é o programa de ensino dedicado dos cursos técnicos e que segue os moldes do Prouni. Estudantes participam de um processo seletivo e concorrem a vagas em escolas particulares que ofereçam este tipo de curso.

Orçamento federal

Início das aulas do Pronatec é adiado pela segunda vez 2

Segundo o comunicado oficial do Ministério da Educação, o adiamento do início das aulas se justifica pelos procedimentos decorrentes da aprovação do orçamento federal e, tendo em vista a solicitação de várias instituições de ensino, o calendário foi ajustado de maneira a compatibilizá-lo com o calendário acadêmico das instituições.”

Esta não é a primeira vez que a data de início do Pronatec acaba sendo alterada este ano. O início das aulas estava agendado originalmente para o dia 7 de maio.

Atualmente estima-se que o Pronatec tenha um total de 8 milhões de matrículas, sendo que a meta do Governo Dilma par aos próximos três anos é chegar aos 12 milhões de matrículas.