Desde o último domingo, dia 18, uma suposta proposta de redação, que faria parte do ENEM 2015, começou a circular pela internet, especialmente nas redes sociais. Também foram divulgadas algumas imagens que mostrariam as capas dos dois cadernos de provas. Questionada sobre a veracidade das informações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) negou.

Informações que circulam na internet afirmam que redação do ENEM vazou 3

Não fica muito claro na foto qual seria o tema específico da redação da imagem que está circulando pela internet, mas é possível afirmar que o gráfico apresentado na filha está diretamente relacionado com a intolerância religiosa.

Muitas pessoas começaram a comentar as imagens na internet, sendo que alguns professores, que acompanham de perto o ENEM, ano após ano, acabaram detectando alguns indícios de fraude. O mais evidente deles seria o número da página. Geralmente o tema da redação aparece na contracapa do caderno, com número de página 2. Mas em algumas imagens era possível perceber que o número indicado da página era o 3.

O Inep afirmou que levaria, durante esta segunda-feira, todo o material coletado para a Polícia Federal, para que fosse feito uma investigação mais profunda sobre o caso.

A prova segue confirmada para o próximo final de semana, dias 24 e 25.