Estão definidas as formas que as instituições de ensino poderão usar para contar com a nota dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio nos seus processos seletivos. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o documento editado pelo Inep e que também posiciona o Ministério da Educação sobre o assunto, as instituições de ensino poderão utilizar o ENEM de três formas diferentes: Mecanismo único, mecanismo alternativo e mecanismo complementar.

A instituição que opta pelo ENEM como mecanismo único deverá utilizar o Sistema Único de Seleção (Sisu) para definir quais serão os seus novos alunos a partir do desempenho deles no ENEM de uma forma geral. O mecanismo alternativo permite com que a instituição tenha o ENEM como forma de nota complementar a outros instrumentos, como o seu próprio vestibular. Já o mecanismo complementar permite que a instituição utilize o ENEM como uma das fases do processo.

ENEM 2014

Inep divulga as formas de utilização do ENEM pelas instituições de ensino para as próximas seleções 2

O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano já está com data marcada: 8 e 9 de novembro. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, 8.721.946 estudantes poderão estar aptos para fazer o exame neste segundo semestre de 2014.

No primeiro de provas os estudantes terão que responder as questões de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia de provas os estudantes deverão realizar as provas de linguagens e códigos, matemática e também a prova de redação. Nos dois dias as provas começam as 13h, sendo que no sábado as provas terminam as 17h30 e no domingo elas terminam as 18h30.