No último dia 7 de janeiro o mundo ficou chocado com a notícia terrível de que um ataque terrorista tinha resultado no massacre de 12 pessoas dentro da sede do jornal satírico chamado Charlie Hebdo, em Paris, na França.

O jornal, aparentemente tinha sido alvo de um ataque terrorista orquestrado por fundamentalistas muçulmanos que queriam se vingar por conta de charges ofensivas ao Islã e ao profeta Maomé que foram publicadas em 2011.

As horas se passaram e a confirmação do motivo veio: de fato eram terroristas fundamentalistas muçulmanos que tinham decidido se vingar das charges publicadas em 2011 pelo jornal de humor.

O resultado do atentado foi terrível e deixou o mundo inteiro comovido, já que entre as 12 pessoas que morreram por conta dele, estavam nada menos do que 5 cartunistas dos mais geniais da atualidade: Charb, Cabu, Honoré, Tignous e Wolinski.

E mais do que isto, o atentado gerou uma série de protestos em defesa da liberdade de imprensa e de expressão em todo o mundo, além de homenagens e também de muita curiosidade em torno do jornal, o Charlie Hebdo. Portanto, vamos conhecer um pouco mais de sua História.

Hebdo Charlie

Fundação

O jornal Charlie Hebdo surgiu de modo bem curioso, no ano de 1970, como forma de driblar a proibição que foi imposta por uma ação conjunta do então Ministro do Interior francês, o conservador Raymond Marcellin e do então presidente Georges Pompidou, igualmente conservador.

Por conta de uma publicação feita no extinto jornal satírico L’hebdo Hara-Kiri, que brincava com a morte de uma das figuras mais importantes da História francesa no século XX, o General Charles de Gaulle, o jornal teve de sair de circulação.

Mas os cartunistas, como forma de contornar a medida restritiva imposta pelo governo, decidiram criar o Charlie Hebdo, que não apenas publicou a brincadeira com a morte do General de Gaulle, como também passaria a publicar regularmente sátiras e críticas bem humoradas sobre política, cultura e religião.

As origens do controverso nome

Charlie Hebdo

Para muita gente desavisada, Charlie Hebdo pode ser interpretado como o nome de uma pessoa que recebeu a singela homenagem dos cartunistas quando da fundação do satírico jornal em 1970.

Mas o fato é que não foi isto que ocorreu, já que Charlie Hebdo nada mais é do que uma brincadeira com o nome do General Charles de Gaulle, além de também uma homenagem ao personagem Charlie Brown, da série de tirinhas e desenhos Peanuts.

Já o Hebdo vem como uma forma de lembrar o extinto jornal que deu origem ao semanário atual, famoso no mundo todo.