Funding Loan [empréstimos de fundos] (1898) – Realizado no governo de Campos Sales, pelo ministro da Fazenda Joaquim Murtinho. Estabeleceu um acordo da dívida externa com os banqueiros ingleses do grupo Rotschild. A negociação estabelecia:

a) Suspensão do pagamento dos juros por três anos.

b) Novo empréstimo no valor de 10 milhões de libras esterlinas.

c) Treze anos para o Brasil iniciar a amortização.

d) Hipotecas do prédio da alfândega do Rio de Janeiro e da estrada de ferro Central do Brasil como garantia de pagamento.

Convênio de Taubaté (1906)

a) Acordo assinado no governo de Rodrigues Alves (1902-1906). As principais oligarquias reuniram-se em Taubaté (SP) a fim de tomar decisões importantes sobre a produção cafeeira. Participaram desta reunião os representantes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

b) O Governo Federal deveria comprar a produção excedente de café, realizando a estocagem desta produção e se fosse preciso, a queima dos estoques.

c) Objetivo: valorizar o café, evitando a queda nos preços.

Movimentos sociais

Guerra de Canudos (1894 – 1897)

a) Revolta ocorrida no Sertão da Bahia, no governo de Prudente de Morais. Estava ligada às condições econômicas do Nordeste, ao messianismo e ao misticismo religioso como saída para a miséria.

b) Líder: beato Antônio Mendes Maciel, conhecido como Antonio Conselheiro.

c) Movimento marcado pelo messianismo religioso.

d) Objetivo: luta pela terra e pela criação de uma comunidade igualitária.

e) Esta revolta inspirou Euclides da Cunha a produzir a obra Os Sertões.

Cangaço

a) Definição – Bandos armados que buscavam riquezas por meio de assaltos às fazendas, saques a armazéns e a vilas. Esses cangaceiros formavam o que se convencionou chamar de “banditismo social”: forma de luta que extrapolou a República Velha, chegando à Era Vargas, nos anos de 1940.

b) Destaques – Dentre os vários lideres de grupos de cangaço, merecem destaque: Capitão Antonio Silvino, Capitão Virgulino (Lampião) e Corisco.