A Prefeitura de São Paulo confirmou nesta semana que vai reativar 80 dos chamados telecentros que haviam sido fechados no mês de abril deste ano. As unidades que voltarão a prestar ser serviços ficam dentro de bibliotecas e dos chamados Centros Educacionais Unificados (CEUs).

telecentro

O atendimento nestes telecentros vão ser retomados a partir do dia 21. A Prefeitura também pretende reabrir mais 53 centros dentro de prédios públicos, mas que ainda vão demorar mais porque precisam passar por processos de licitação.

Os locais vão oferecer acesso à internet gratuitamente, além de oferecer cursos para comunidade e cursos de informática. A Prefeitura afirmou que para cada unidade serão contratados dois funcionários, sendo que cada um vai trabalhar durante seis horas no local para apoio para a comunidade.

A Prefeitura de São Paulo já havia reativado outros 69 telecentros que funcionavam de forma indireta, através de parcerias com algumas entidades sociais e que prestavam o atendimento para determinadas comunidades.

Cursos

telecentro_biblioteca_1302028129

A Prefeitura anunciou também que existe um projeto, que ainda não tem data prevista para ser colocado em pratica, que permitiria o oferecimento de alguns cursos dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nestes mesmos telecentros.