Durante o lançamento das primeiras vagas do novo Pronatec Aprendiz, programa do governo federal que visa oferecer vagas em cursos técnicos para jovens, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a prioridade será atender as áreas consideradas mais violentas das grandes cidades. O objetivo, de acordo com o governo, é oferecer oportunidades de trabalho para que os jovens não sejam aliciados pela criminalidade.

Governo afirma que Pronatec Aprendiz vai priorizar regiões mais violentas

“Temos de combater o uso de jovens pelo crime organização, daí porque temos um critério para começar esse programa, o critério é justamente áreas onde há maior grau de violência e portanto maior vulnerabilidade”, adiantou. “Não podemos aceitar que o crime organizado substitua o Estado e a sociedade brasileira”.

Dilma também afirmou que a presença do estado nestes locais é muito importante para evitar que as ações criminosas se desenvolvem e acabam preenchendo as lacunas que o poder público deveria preencher.

Foco nas micro e pequenas empresas

Um dos principais diferenciais do Pronatec Aprendiz é o foco nas micro e pequenas empresas, que estão presentes em todo o território nacional e que poderão servir como porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. O governo vai custear o treinamento e também o acompanhamento destes jovens nestas empresas.

Governo afirma que Pronatec Aprendiz vai priorizar regiões mais violentas 2

Estão previstos no Pronatec Aprendiz uma série de cursos, que precisam ser feitos antes que o jovem possa ser encaminhado para o mercado de trabalho. A presidente afirmou que um dos principais benefícios para as empresas será a oportunidade de ter um quadro funcional jovem com “incrível capacidade de aprender, imensa curiosidade, e bem motivados, a capacidade transformadora que caracteriza o ser humano na juventude.”