Passado o final de semana mais estressante da vida de estudantes do mundo inteiro, aquele no qual foram aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a expectativa de todos os participantes acaba sendo a publicação dos resultados, bem como a divulgação do gabarito.

gabarito-do-enem-sera-divulgado-na-proxima-quarta-feira

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Inep e pelo Ministério da Educação, a data que está sendo prevista para divulgação do resultado final será no dia 19 de janeiro. Mas aqueles estudantes que estão mais ansiosos com relação aos resultados poderão conferir o gabarito oficial, que deverá ser publicado na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro.

No dia da publicação deste resultado os participantes poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas realizadas neste final de semana: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Neste dia os alunos também poderão ter acesso a nota final tirada na redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil.

A nota e o gabarito serão publicados oficialmente no portal do Inep, sendo posteriormente replicados em outros portais.

Dificuldade para o cálculo da nota

gabarito-do-enem-sera-divulgado-na-proxima-quarta-feira-2

Mesmo que os estudantes tenham em mãos o gabarito e todas as respostas que foram marcadas no caderno de provas, os participantes terão uma certa dificuldade com relação ao cálculo das notas, uma vez que não basta simplesmente fazer a soma das respostas que foram acertadas. De acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI) não existe um valor fixo previamente para cada item.

O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Portanto, aqueles estudantes que conseguirem acertar as respostas com menor índice global de acertos terão uma certa vantagem.