No dia 03 de agosto de 1988 aconteceu um fato muito importante para o país, quando a assembléia nacional constituinte deu o decreto de acabar com a censura e proibir a tortura em todo o território nacional.

A censura no Brasil vem desde os tempos da colonização quando os portugueses não aceitavam críticas à igreja católica nem ideias iluministas. Muitas obras artísticas e literárias não podiam circular em meios públicos por não serem considerados coerentes com o conteúdo que a sociedade estava “acostumada”.

Esse tipo de repressão era muito cômoda para o governo, pois eles conseguiam encobrir todas as críticas feitas a eles, e nas artes a crítica era voltada aos valores morais estabelecidos na época. O controle que do governo era bastante rigoroso, eles tinham agentes especializados que fiscalizava todas as matérias que seriam publicadas.

Por causa disso antes de publicar os conteúdos, a imprensa tinha que primeiramente enviar seus artigos para o órgão competente, ou seu trabalho teria de ser supervisionado por um fiscal.

Muitos artistas como músicos, por exemplo, compunham suas músicas com letras de duplo sentido, como forma de protesto, e até mesmo para alertar a população só que por causa dessas ações muitos deles eram perseguidos e em muitos casos mortos.

Depois de algum tempo a sociedade começou a perceber os problemas políticos, mas por conta da censura muitos ficavam impossibilitados de agir.

Dois cantores que sofreram repressão foram Geraldo Vandré que foi torturado por causa da letra da música:

“prá não dizer que não falei das flores”

“vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

 O significado dessa letra é uma crítica à fome, à luta e contra soldados armados. O Outro cantor que sabendo da repressão saiu do país antes que acontecesse o mesmo foi Chico Buarque. Umas das suas músicas mais famosas nessa época foi “CÁLICE”.

“Tanta mentira, tanta força bruta”

“Pai! Afasta de mim esse cálice”

Além desses, muitos outros cantores também sofreram como Gilberto Gil, Raul Seixas, Kid Abelha, Milton Nascimento,

Mas, em 1988, essa repressão estava prestes a terminar, foi votada e aprovada em 1º turno pela Constituição a extinção da censura no Brasil, autorizando a demonstração e a manifestação dos ideais de cada indivíduo, com o seguinte texto: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

Em relação a torturas: “Ninguém será submetido a tortura ou a tratamento desumano ou degradante”

Mas, e nos dias de hoje? Essa lei ainda é valida e respeitada? Em muitos casos podemos presenciar meios de comunicação sendo “perseguidos” por exporem sua opinião, com críticas ou elogios ao governo.