O Senado aprovou uma medida provisória que acaba liberando um total de R$ 5,18 bilhões como crédito extraordinário. A MP foi aprovada pelos senadores nesta quarta-feira, dia 7. Este dinheiro tem como principal objetivo garantir a continuidade dos pagamentos das mensalidades das pessoas que aderem ao financiamento.

FIES-2015

Antes de ser apreciada pelos senadores, a MP já havia passado pela câmara dos deputados, não sofrendo qualquer tipo de alteração. Agora, a MP precisa ser sancionada pela presidente Dilma.

De acordo com as informações que forma divulgadas, a grande maioria destes recursos serão destinados ao pagamento dos contratos existentes, especialmente os relacionados as novas vagas que foram abertas no mês de agosto. Uma outra parte do dinheiro irá para a administração do programa, e uma terceira parte será destinada ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

Crise afetou o número de vagas

Fies terá aporte 2

O FIES, assim como uma série de outros projetos acabaram sofrendo com os cortes nos orçamentos que foram promovidos pela administração do Governo Federal. A quantidade de vagas que foram abertas neste segundo semestre de 2015 ficou muito abaixo do esperado. O programa também correu o risco de não abrir mais vagas.