O programa de Financiamento Estudantil anunciado pelo governo no ano passado destinado a ajudar os estudantes que desejam cursar a pós-graduação acabou tendo o seu cronograma adiantado. Mas o Ministério da Educação afirma que ainda este ano os alunos poderão começar a financiar seus estudos em um programa semelhante ao Fies para os alunos de graduação.

Fies para pós-graduação deverá ser lançado ainda este ano 2

Ainda faltam uma série de definições do Governo em relação a quantidade de estudantes que poderão solicitar o financiamento para custar seus programas de pós-graduação. Também ainda não foram divulgadas as datas de início de inscrições.

Apesar da confirmação do governo em relação ao lançamento do programa ainda este ano, as instituições que oferecem estes cursos dentro do sistema privados olham com desconfiança, uma vez que não houve ainda nenhum movimento efetivo para iniciar o programa. Com os problemas que o Fies para graduação está enfrentando, muitas instituições acreditam que o programa não decole ainda em 2015.

Expectativas

É pela internet que profissionais buscam por pós-graduações na no exterior

O Ministério da Educação divulgou no ano passado, quando informou oficialmente a iniciativa, que a expectativa é de que pelo menos 30 mil alunos acabem sendo beneficiados com este tipo de programa de financiamento.

O projeto central é oferecer a possibilidade do aluno cursar programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado, com as mensalidades sendo financiadas pela Caixa e com o pagamento sendo feito depois da formatura. Não estão previstos para este programa os cursos lato sensu, como especializações e MBAs. Os cursos a distância também não estão previstos.