O Ministério da Educação confirmou nesta quinta-feira, dia 12, que as inscrições para novos estudantes que desejam aderir ao programa de financiamento estudantil Fies estarão abertas a partir do próximo dia 23 de fevereiro. O prazo final para obter o financiamento para aqueles que desejam estudar neste primeiro semestre ainda é dia 30 de abril.

Fies estará aberto para novos contratos a partir do dia 23

O sistema de inscrições para novos contratos estava for do ar desde o final de dezembro do ano passado, logo depois o Ministério da Educação anunciar novas regras, como a exigência da participação dos estudantes no Enem e uma nota mínima de 450 pontos na prova, além de não zerar a redação.

De acordo com as informações confirmadas pelo MEC, os estudantes deverão comparecer até um agente financeiro do Fies em até dez dias a contar a partir do terceiro dia útil após a inscrição para validar as informações.

Prioridades

Fies estará aberto para novos contratos a partir do dia 23 2

De acordo com o Ministro da Educação, Cid Gomes, a autorização de novos contratos vai levar em consideração alguns índices relacionados a qualidade e também o perfil do curso. Algumas graduações consideradas prioritárias para o desenvolvimento do País receberão novas autorizações na frente dos demais cursos. As licenciaturas, por exemplo, estão entre as prioridades do governo.

Além disso o Ministro também anunciou que o Fies terá mais critérios e rigor na hora de autorizar faculdades a aceitar alunos com o financiamento. Aquelas instituições de ensino que não tiverem um bom conceito junto ao MEC ficarão de fora.