Os professores brasileiros já precisam lidar com uma série de desafios para conseguir exercer sua função, como os baixos salários, os problemas relacionados a falta de estrutura das escolas, etc. Mas também existe outro grande empecilho quando comparado aos professores de outros países: a falta de educação dos jovens brasileiros.

Estudo afirma que alunos brasileiros são mais mal-educados do que outros estudantes

De acordo com o estudo Teaching and Learning International Survey – Talis (Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem, em tradução livre), os professores do Brasil são os que mais perdem tempo dentro das salas de aula com o objetivo de manter a ordem e a disciplina para conseguirem repassar o conteúdo aos jovens.

Segundo o levantamento realizado pelos pesquisadores, é necessário 20% de todo o tempo de aula para que o professor consiga manter a ordem dentro da sala de aula, o que representa a maior porcentagem entre os países analisados. A média mundial de tempo para este fim ficou em 13%.

Pouco tempo para o ensino

Classroom

O estudo também fez um levantamento para entender quanto tempo os professores realmente conseguem aproveitar enquanto estão dentro da sala de aula para repassar conhecimento aos alunos. No brasil apenas 67% do tempo de aula consegue realmente ser aproveitado, enquanto que a média mundial fico em 79%.

Esta pesquisa foi realizada durante todo o ano de 2013, em 34 países ao redor do mundo. A mesma pesquisa já havia sido realizada no ano de 2008, quando a média de tempo que os professores perdiam para manter a ordem dentro da sala de aula ficou em 79%.

Outro problema que os professores brasileiros enfrentam dentro da sala de aula é o barulho. Mesmo quando eles estão ensinando e falando, 55% afirmam que os estudantes competem com outros tipos de barulhos, o que obriga o professor a falar mais alto ou então interromper sua linha de raciocínio.