Os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio de olho nas oportunidades que serão disponibilizadas através do SiSU poderão fazer a sua inscrição a partir do dia 24 de janeiro. Mas os interessados em já se planejar com relação a inscrição já poderão consultar as vagas que serão disponibilizadas este ano.

No sistema os estudantes poderão conferir as 238.397 oportunidades, que serão divididas em 131 instituições públicas de ensino superior. As consultas deverão ser feitas diretamente pelo site do SiSU.

Ao entrar no site, os candidatos vão encontrar uma barra de buscas, que deverá ser utilizada para que os candidatos indiquem a cidade onde o candidato deseja cursar, ou ainda a instituição ou ainda o curso. O sistema apresenta todas as informações de cada um dos cursos oferecidos, incluindo o grau da graduação, o turno que o curso é ministrado, a quantidade de vagas e se existe ou não reserva para cotistas.

Por enquanto o sistema estará liberado apenas para consulta, uma vez que as inscrições começam apenas no dia 24. Uma curiosidade com relação as vagas deste ano é o fato que a quantidade de vagas oferecidas para os alunos aumentou 4.5% quando comparado com a quantidade de vagas oferecidas no sistema do ano passado. A quantidade de instituições que oferecem vagas através do sistema não mudou.

Datas

A previsão do sistema é divulgar o resultado final do processo seletivo no dia 30 de janeiro. Os candidatos deverão realizar a matrícula nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro, sendo que os alunos devem conferir o cronograma que será estipulado por cada instituição. Os alunos ainda poderão optar por ficar em uma lista de espera, sendo que isso deverá ser feito entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro.