Concluir o ensino superior já não é mais garantia de ter um bom trabalho há alguns anos. Afinal de contas, com o aumento do número de pessoas no Brasil que conseguiram acesso a faculdade, a concorrência aumentou. Além disso, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente com seus profissionais.

Estudantes de pós-graduação poderão ter financiamento do Fies 1

Por isso, dar continuidade aos estudos mesmo depois que a pessoa termina o ensino superior é de fundamental importância, e agora os estudantes terão um incentivo a mais para cursarem a pós-graudação. O Governo Federal confirmou o lançamento do Fundo de Financiamento Estudantil também para os cursos de pós-graduação.

A portaria que confirma o aumento do programa foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 02. De acordo com as informações que constam na portaria, passarão a ter direito de pedir o financiamento também estudantes que tenham terminado o ensino superior e que desejam fazer curso de mestrado, mestrado profissional e doutorado. Além disso o Fies também será disponibilizado para os estudantes que optarem por cursos de educação profissional técnica de nível médio.

Ampliação do programa

Estudantes de pós-graduação poderão ter financiamento do Fies 2

Além da portaria publicada no dia de hoje, a medida foi anunciada pelo Ministro da Educação, Henrique Paim, no último dia 1º de julho. Apesar do lançamento, o sistema de financiamento ainda não estará disponível para os estudantes neste semestre.

Na primeira etapa haverá as inscrições das instituições que desejam participar do programa e oferecer a possibilidade de financiamento para os seus estudantes. Logo depois será a vez dos estudantes solicitarem o financiamento. Assim como nos cursos de graduação, o Fundo será liberado apenas para as instituições de ensino que possuem cursos bem avaliado pelo MEC.

Neste momento o Fies ainda não atenderá alunos que desejam fazer os cursos de especialização e nem os cursos de ensino a distância.