Quando os estudantes estão pensando em formas de viabilizar os seus anos de estudos no ensino superior, a primeira coisa que vem à mente é a mensalidade das universidades particulares, o que faz com que a grande maioria fuja para as instituições públicas. Mas este não é apenas o único custo na vida de um universitário, já que muitos precisam pagar coisas como moradia, por exemplo.

Estudantes da USFCar podem pedir auxílio moradia

Mas, em alguns casos, os alunos podem encontrar ajuda neste sentido. Aqueles que forma aprovados no vestibular da Universidade Federal de São Carlos e que não possuírem recursos financeiros podem pedir auxílio-moradia ou então bolsas que variam de R$ 300 a R$ 400 para ajudar no pagamento dos alugueis.

Moradias

Uma das alternativas para os estudantes é desfrutar das moradias internas, localizadas na área sul do campus, e que conta com módulos que podem acomodar 468 estudantes. Também existem as moradias externas, que são compostas por 20 imóveis alugados e que podem acomodar 141 estudantes.

Os alunos devem comprovar que não possuem condições socioeconômicas de alugar uma moradia, e também devem comprovar que estão vindo de fora da cidade de São Carlos. As moradias oferecem equipamentos como geladeira, fogão, cota de gás, conjunto de registros e mangueira para gás, camas de uso individual e na quantidade de moradores, colchão, conjunto de mesa e cadeiras para cozinha e filtro de água.

Auxílio-moradia

Estudantes da USFCar podem pedir auxílio moradia 2

Os estudantes também podem solicitar uma bolsa para que ele receba um valor em dinheiro que ajuda a pagar o aluguel. Apenas alunos da primeira graduação dos cursos presenciais podem pedir a ajuda. A duração da bolsa pode ser de até um ano, dependendo da data da assinatura do termo de adesão.

Em ambos os casos, a solicitação deve ser feita diretamente junto a coordenação da UFSCar.