O tema da redação sempre é aguardado com muita ansiedade pelos estudantes. Afinal de contas, em poucos minutos eles precisam tomar conhecimento de um determinado assunto e começar a pensar no texto que será desenvolvido ao longo da prova. E neste ano parece que alguns estudantes conseguiram saber o assunto da redação antes dos demais.

Estudante do PI afirma ter recebido tema da redação antes da prova do ENEM

Um estudante de 17 anos do Piauí afirma que recebeu uma imagem mostrando uma foto da prova de redação onde claramente era possível ler o tema. A imagem estaria circulando horas antes das provas nas redes sociais. O estudante acabou registrando uma ocorrência na Polícia Federal sobreo assunto.

De acordo com as informações que foram confirmadas pelo estudante, ele teria recebido a imagem da prova através do aplicativo WhatsApp às 10h47min do domingo, com mais de uma hora de antecedência do início dos testes. Logo depois da prova, quando o estudante confirmou que o tema que aparecia nas imagens realmente era verdadeiro, ele acabou gravando um vídeo denunciando o caso.

Estudante do PI afirma ter recebido tema da redação antes da prova do ENEM 2

“Resolvi procurar a polícia porque as pessoas têm me xingado bastante depois que eu fiz o vídeo denunciando o vazamento. Para mim, o Enem perdeu a credibilidade”, afirmou o estudante que fez o exame no Colégio Machado de Assis, em Picos, Sul do Piauí.

Resposta do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou, em nota para imprensa, que até o momento não existe qualquer indício de que o tema da redação tenha sido divulgado antes da execução da prova. O Instituto afirmou também que a Polícia Federal está fazendo uma perícia no celular do estudante que denunciou o recebimento da imagem.