Um aluno do Ensino Médio, morador do estado do Acre, conseguiu a proeza de ser aprovado em cinco faculdades dos Estados Unidos. O nome do jovem de 19 anos é André Lucas Buriti de Melo. Além de conseguir o que parece impossível para muitos brasileiros, o estudante ainda garantiu uma bolsa integral para estudar em uma das universidades mais importantes para os Norte-americanos, a de Yale.

andremelo1

Além da Universidade de Yale, o estudante também conseguiu ser aceito nas seguintes instituições: Babson, Brown, Duke e Georgetown.

André, durante uma entrevista, declarou que ainda parece um sonho os resultados dos processos seletivos, afirmando também que há quatro anos atrás nem saberia explicar o que é a Universidade de Yale, muito menos conseguir dimensionar a sua importância.

O jovem também já havia conseguido garantir uma vaga na Universidade Federal do Acre, sendo que a sua entrada foi aceita depois do processo seletivo de 2012. Mas mesmo assim o estudante continuou perseguindo o sonho se estudar fora do Brasil, o que acabou conseguindo.

andremelo2

Para conseguir ser aprovado nas instituições norte-americanos, o estudante contou com o apoio de uma instituição brasileira que tem como principal objetivo ajudar aos jovens que desejam estudar no exterior, a Fundação Estudar. O jovem contou com apoio durante todas as etapas do processo, participado de oito concursos em Universidades nos Estados Unidos.

Dicas

Quando questionado sobre qual seria o segredo para conseguir ser aprovado em tantas instituições, André afirma que não existe muito segredo. É preciso estudar muito, dominar a íngua nativa do país que deseja estudar, e principalmente se dedicar aos estudos não somente no último ano, e sim durante todo o ensino médio.

Ele ressalta também que os processos são muito parecidos e que as universidades norte-americanas não relevam apenas as notas que são tiradas nas provas, mas também analisam todo o desempenho do estudante, além de cartas de recomendação, artigos publicados ou sobre o estudante durante seus tempos de escolas, etc.