Os estudantes que estão de olho em uma das bolsas de estudos oferecidas pelo Governo Federal para cursos técnicos, dentro do programa Sisutec, já podem começar a se inscrever para participar do processo de seleção deste ano. O cadastro deverá ser realizado pela página oficial do programa até a próxima sexta-feira, dia 25, até 23h59min.

Estão abertas as inscrições para o Sisutec

O número de vagas deste processo seletivo é a maior de todas as edições anteriores, já que serão 289.341 em cursos técnicos variados, todos eles subsequentes ao ensino médio. De todas as vagas que estão sendo oferecidas dentro do processo seletivo, a grande maioria é oriunda da rede particular de ensino. Apenas 10.457 vagas são de instituições públicas, enquanto que 30.996 são oportunidades oferecidas pelo chamado “Sistema S” (Senac e Senai).

Vagas

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação na ocasião da abertura do processo seletivo, os cursos que oferecem a maior quantidade de vagas são os seguintes:

  • Técnico em logística (40.712)
  • Técnico em segurança do trabalho (29.397)
  • Técnico em enfermagem (25.557)
  • Técnico em informática (21.819)
  • Técnico em edificações (9.171)

Como concorrer as vagas

Estão abertas as inscrições para o Sisutec 2

Todos os estudantes que desejam concorrer as vagas do Sisutec devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado. O candidato deverá informar o seu número de inscrição do ENEM no momento da inscrição para as vagas de cursos técnicos. No momento da inscrição os candidatos poderão indicar até duas opções de cursos.

Assim como acontece com o sistema do Prouni os estudantes poderão alterar suas opções de cursos ao longo do processo, enquanto poderá ir acompanhando a média de nota dos estudantes que estão se inscrevendo para os cursos, o que vai definir quem será chamado. Para efeitos de seleção valerá as últimas opções configuradas antes do final do processo seletivo.

Estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública do ensino ou em escolas privadas com bolsa integral possuem mais chances de ganhar uma bolsa, uma vez que 50% das vagas são dedicadas exclusivamente a eles.