Os estudantes de todo o Brasil que participaram do ENEM 2015 já podem se inscrever no PROUNI, um dos programas mais disputados do governo e que permite aos participantes ganhar uma bolsa de estudos completa ou parcial em instituição privada. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MEC, serão distribuídas 203.602 bolsas de estudos na edição deste ano do programa.

Estão abertas as inscrições para o Prouni 2016 2

O prazo para as inscrições ai até a próxima sexta-feira, dia 22, as 23h59min. Todo o processo, inclusive sobre as bolsas que estão sendo ofertadas, será realizado através do site oficial do Prouni.

Em comparação com o Prouni do ano passado, houve uma queda de 4% na quantidade absoluta de bolsas que estão sendo oferecidas este ano. Mas o número de cursos com bolsas disponíveis acabou aumentando, passando de 30.549 para 30.931.

Lembrando que os estudantes que desejam concorrer uma das bolsas que estão sendo distribuídas pelo PROUNI deverão ter tirado a partir de 450 pontos na última prova do ENEM e não devem ter zerado a redação.

Estão abertas as inscrições para o Prouni 2016

Confira as datas importantes do Prouni 2016:

• De 19/01 a 22/01 – Inscrições
  • 25/11 – Divulgação da lista dos selecionados
  • 25/01 a 1º/02 – Apresentação dos selecionados nas instituições
  • 12/02 – Divulgação da 2ª chamada
  • 12/02 a 18/02 – Matrícula dos alunos selecionados em 2ª chamada
  • 26/02 a 29/02 – Prazo de inscrição na lista de espera

Condições para obtenção das bolsas

Condições gerais: Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública; estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.

• Bolsas integrais: Os candidatos devem comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsas parciais: Os candidatos devem comprovas renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.