Os alunos que estão contando os dias para fazer a prova do Enem poderão ter um obstáculo para este final de semana. Diversas escolas onde devem acontecer a aplicação das provas ainda seguem ocupadas por estudantes, que estão protestando com uma vasta agenda. A principal fonte de reclamação dos alunos é a PEC que congela os investimentos em diversas áreas do Brasil, especialmente na educação.

enem-podera-ter-datas-adiadas-nas-escolas-que-estao-ocupadas-por-estudantes

Para tentar lidar com a situação e conseguir liberar as escolas, o Ministério da Educação acabou fixando um prazo para que as escolas fossem desocupadas até a manhã desta terça-feira. Caso o prédio não estivesse livre, ela não participaria da aplicação dos exames neste final de semana.

Mesmo com este prazo, diversas escolas seguem sendo ocupadas em todo o território nacional. Com isso, os prédios estão sendo controlados pelos próprios alunos, o que acaba tornando inviável praticamente a aplicação das provas.

Por enquanto, o Ministério da Educação descarta qualquer possibilidade de adiar as provas no território nacional como um todo. Mas os representantes da pasta que são os responsáveis pela aplicação do Enem não deram maiores detalhes sobre quando as provas seriam aplicadas nos locais que estão ocupados e como estes alunos não seriam prejudicados.

enem-podera-ter-datas-adiadas-nas-escolas-que-estao-ocupadas-por-estudantes-2

Tanto o MEC quanto o Inep, instituto responsável pelo processo de execução das provas como um todo, espera até o 12h desta terça-feira receber um relatório completo com a atual situação das escolas que estão ocupadas e que estão listas como locais de aplicação das provas. A orientação segue para que os alunos fiquem preparados para comparecer aos locais dos exames no próximo sábado. Caso o MEC tome qualquer atitude para transferir a data das provas, serão emitidos comunicados oficiais.