Os estudantes não terão o chamado espelho da correção da redação do Enem nesta sexta-feira, data na qual o Inep e o MEC vão divulgar as notas oficiais do exame. O espelho é um arquivo digital que mostraria para os estudantes os apontamentos e também as correções feitas pelos corretores, o que seria interessante para que o aluno entendesse a sua nota.

Enem confirma que não vai disponibilizar Espelho da Redação nesta sexta-feira 2

A decisão de divulgar o arquivo digitalizado com as correções da prova de redação foi tomada pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Mas, de acordo com os prazos legais que foram aplicados a esta decisão, o Inep teria até o dia 15 de janeiro para recorrer. De acordo com as informações que forma divulgadas pelo instituto responsável pela organização da prova, o recurso está sendo preparado.

A decisão foi tomada a partir de uma ação civil pública movida pelo Ministério público Federal, que tem como principal objetivo promover o aceso rápido de todos os estudantes as correções das suas provas de redação, para que eles possam entrar com os recursos mais rapidamente.

Enem confirma que não vai disponibilizar Espelho da Redação nesta sexta-feira

Atualmente o Ministério Público Federal e o Inep contam com um Termo de Ajustamento de Conduta para que os espelhos completos das redações sejam disponibilizados em até 60 dias após a divulgação das notas.

O Inep também voltou a afirmar que todos os processos que foram adotados para a correção da prova dos alunos que participam do ENEM contam com uma série de recursos que permitem com que ad discrepâncias e possíveis problemas sejam evitados, como o fato da redação ser corrigida por dois corretores diferentes.