O sistema de educação infantil no Brasil passará por uma série de avaliações a partir do próximo ano. De acordo com as informações que foram confirmadas pelo Ministério da Educação, o responsável por realizar esta avaliação será o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Educação Infantil passará por avaliação no próximo ano

O entendimento da necessidade de uma avaliação mais profunda no sistema de educação infantil partiu do 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que foi encerrado esta semana com a apresentação da Avaliação Nacional da Educação Infantil.

A avaliação que acontecerá a partir do ano que vem será dividida em seis pilares: o acesso e a oferta por idade, a infraestrutura, os recursos pedagógicos, os profissionais de educação infantil, gestão do sistema de educação e gestão da escola.

Além disso, dentro de cada pilar, serão avaliados uma série de outros itens adicionais, como análise do plano de carreira docente, a segurança do mobiliário e dos brinquedos, bem como acesso à água filtrada.

Atendimento das metas

Educação Infantil passará por avaliação no próximo ano 2

A avaliação será uma das principais ferramentas para ajudar ao governo na hora de criar planos para que a educação infantil consiga atingir as metas estabelecidas. Dentre elas estão o atendimento de todas as crianças de 4 anos e 5 anos na pré-escola, até 2016. Atualmente cerca de 88% são atendidas. Está também o atendimento de, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o fim da vigência do plano. O atendimento atual é de cerca de 28%. Pelo PNE, a avaliação da educação infantil deve ser implantada até o ano que vem e deve ser feita a cada dois anos.

Primeiramente os dados com os resultados das avaliações serão divulgados para as escolas, e depois para os municípios e para os estados.