Os estudantes que estão se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano já podem começar a estudar mais, pois se depender da quantidade de concorrentes esta será a edição mais difícil de todas as provas do ENEM realizadas até o momento. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, foram 8.721.946 inscritos.

enem-2014

Em relação ao ano anterior é um crescimento de 21,6% no número de inscritos. De acordo com um comunicado assinado pelo Ministro da Educação, Henrique Paim, e também pelo Presidente do instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, José Francisco Soares, este número está acima das expectativas do Governo. O número de inscritos esperado pelo MEC era de 8 a 8,2 milhões de pessoas.

Mesmo assim, o governo afirma que estão preparados para aplicar a prova para todos os inscritos e garante que trabalha para evitar qualquer tipo de problema durante o processo como um todo.

O presidente do Inep frisou que houve crescimento “expressivo” no número de inscritos nos últimos dois anos. “[O número de inscritos] mostra um crescimento, especialmente acentuado, em termos proporcionais, nos últimos dois anos. A curva vinha crescendo e, em 2013, passou a subir de uma forma acentuada”, disse Soares.

Maioria de mulheres

Enem 2014

O Governo Federal também divulgou algumas informações relacionadas ao perfil das pessoas que confirmaram sua inscrição para esta edição do Exame Nacional do Ensino Médio. A maioria dos inscritos, 58,11%, são mulheres, enquanto que 41,88% são homens.

Outra informação divulgada é a de que a grande maioria dos estudantes que se inscreveram para esta edição do ENEM não pagaram a sua inscrição, sendo que 16,33% estudam na rede pública e portanto não precisam pagar, e outros 57,17% comprovaram carência portanto também ficaram isentos. Apenas 26,48% são pagantes.

Sobre a raça declarada de estudantes que participam do ENEM, 57,91% se declararam como negros, 37,21% são brancos, 2,15% são amarelos, 0,62% são índios e 1,59% optaram por não declarar a sua raça.

O estado que mais terá participantes no ENEM 2014 será São Paulo, com 1.324.486 inscritos, seguido pelo estado de Minas Gerais com 979.259 alunos inscritos.