A presidente Dilma Rousseff participa desta terça-feira, dia 28 de julho, participa de um evento que tem como objetivo anunciar a criação de 15 mil vagas do Pronatec Aprendiz. Este é o braço do governo federal de qualificação profissional destinado aos jovens a partir dos 14 anos de idade.

Dilma anuncia 15 mil vagas no Pronatec

Apesar do governo anunciar a criação destas vagas com um certo entusiasmo, causado especialmente pela falta de uma agenda mais positiva de parte da presidência da república, os números acabam sendo considerados modestos quando comparado ao programa como um todo.

A meta anunciada pelo governo federal é garantir, dentro do programa, 12 milhões de oportunidades para os alunos. Lembrando que esta acabou se tornando uma das principais bandeiras de Dilma no setor da educação e que também acabou ganhando destaque durante a campanha para reeleição, no ano passado.

Com o corte de verbas promovido pelo governo na pasta da educação, a previsão é que este ano sejam criadas 1 milhão de vagas, portanto as 15 mil novas oportunidades anunciadas correspondem a apenas 1,5% do todo.

O que é o Pronatec Aprendiz?

Dilma anuncia 15 mil vagas no Pronatec 2

O Pronatec Aprendiz é um programa resultado de uma parceria entre o governo federal e as micro e pequenas empresas. A partir das vagas criadas a União passa a custear a qualificação do adolescente que participa dos cursos profissionalizantes.