Um problema enfrentado por grande parte dos estudantes quando eles retornam das férias escolares do meio do ano é o sono e o cansaço que acabam sendo sentidos nas primeiras semanas de aulas. O principal problema desta pequena parada da metade do ano são os horários desregulados que a grande maioria dos estudantes acabam levando neste período.

Dicas para voltar das férias escolar com energia e disposição

Especialistas apontam que esta pequena parada de inverno é importante, mas nem sempre acaba sendo útil para o descanso dos estudantes, já que as férias de inverno geralmente são muito curtas. Além disso os jovens acabam utilizando o seu tempo livre para fazer as atividades que mais gostam, e dormir cedo raramente está inserida no pacote.

Este sono ou cansaço que os alunos sentem quando retornam para suas atividades escolares pode realmente prejudicar o processo de aprendizagem, já que o cérebro perde a sua capacidade de reter tudo o que está sendo repassado dentro da sala de aula.

Treinando antes de voltar

Dicas para voltar das férias escolar com energia e disposição 2

Uma boa dica para os pais que estão preocupados com o retorno dos filhos para a escola, especialmente aqueles que estudam de manhã, é a realização de uma espécie de treino. Acordar no horário normal que eles acordariam para ir para a escola pelo menos dois dias antes do começo efetivo pode ser interessante, pois ajuda o organismo a retornar as atividades cotidianas.

Para combater o cansaço, não tem outra solução: as crianças precisam ser incentivadas a dormirem mais cedo. O ideal é que os jovens estudantes consigam ter uma noite de sono de 8 10 horas de uma só vez, ou seja, nada de dormir pouco durante a madrugada e tentar compensar durante a tarde.

Também é importante que os estudantes consigam dormir em ambientes calmos, escuros e limpos, pois estes fatores acabam influenciando diretamente na qualidade do sono.